Laboratório de Eficiência Energética e Otimização de Sistemas Motrizes

Estrutura

Este laboratório é a consolidação da parceria entre o LAMOTRIZ (Laboratório de otimização de sistemas motrizes) e o LEE (Laboratório de eficiência energética), estes laboratórios compartilham a mesma estrutura física. Tem como finalidade fomentar as atividades de pesquisa e extensão, além de colaborar na formação dos acadêmicos do curso de engenharia elétrica, formando profissionais altamente capacitados e conscientes da importância de usar sistemas mais eficientes.

O laboratório de otimização de sistemas motrizes da UDESC-Joinville foi criado em parceria com a ELETROBRÁS por meio do PROCEL indústria. O laboratório é composto por quatro bancadas de ensaios, para simular cargas industriais.

Através de software específico é possível realizar a medição de grandezas elétricas e mecânicas, que podem ser registradas e armazenadas para geração de relatórios detalhados ao final de cada atividade, além disso ainda são gerados os gráficos com relação a qualquer grandeza analisada.

Criado em parceria com a CELESC o laboratório de eficiência energética serve como plataforma para a realização de experiências voltadas ao estudo da eficiência energética de sistemas de iluminação.

Busca-se através deste projeto, a disseminação de novas idéias de uso racional de energia e da necessidade da realização de projetos de instalações de forma multidisciplinar.

Bancadas didáticas do laboratório

Bancadas didáticas do laboratório

 

Sala de máquinas do laboratório

 Sala de máquinas do laboratório

© nPEE 2019 - Esta página é melhor visualizada na resolução de 1280 por 800 pixels.