Notícias
24/10/2014

Foi aprovado recentemente junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior um projeto de cooperação acadêmica (PROCAD) entre a UDESC, UFSM e UFPE.

Dentre os participantes da UDESC estão Professores e alunos do Núcleo de Processamento de Energia Elétrica (nPEE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL). O tema da cooperação é denominado “CONVERSORES ESTÁTICOS E ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA CONEXÃO DE SISTEMAS GERADORES FOTOVOLTAICOS À REDE ELÉTRICA”. A duração da cooperação é de 4 anos e a disponibilização financeira anual é de 30 mil reais anuais para cada instituição, para financiamento de missões de estudo de alunos e pesquisadores, além de material de consumo laboratorial.

O objetivo geral do projeto é fortalecer a interação científico-acadêmica entre grupos de pesquisa dos três programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica (UDESC, UFPE e UFSM), que possuem competência reconhecida nas áreas de Eletrônica de Potência e Sistemas de Controle, formando uma rede de cooperação para o desenvolvimento de conversores estáticos de potência e suas estratégias de controle para a conexão de geradores solares fotovoltaicos de energia na rede elétrica de distribuição. Dessa forma, espera-se ampliar a capacidade tecnológica e formar recursos humanos qualificados na área de geração distribuída de energia, contribuindo para o desenvolvimento desta área prioritária no Brasil.

© nPEE 2024 - Esta página é melhor visualizada na resolução de 1280 por 800 pixels.