Laboratório de Eletrônica de Potência

Estrutura

O Laboratório de Eletrônica de Potência da UDESC-Joinville é um laboratório voltado para o ensino de eletrônica de potência. O laboratório serve para as aulas práticas de Eletrônica de Potência I e II. A primeira aborda os conversores comutados pela linha e a segunda os conversores de alta freqüência.

O LEPO conta com uma estrutura de quatro bancadas completas, contendo osciloscópio, multímetros true-RMS, variadores de tensão monofásicos e trifásicos, ponteiras de tensão e corrente isoladas, além de cargas resistivas, indutivas e capacitivas.

Para a disciplina de Eletrônica de Potência I são usados módulos didáticos contendo diodos e tiristores, além de um circuito de comando para os tiristores. A conexão dos diodos e tiristores é feita com cabos com plug banana. Desta forma, é possível se montar diversos tipos de retificadores e gradadores.

Para a disciplina de Eletrônica de Potência II são usados protótipos montados de conversores de alta frequência: boost, buck, forward, flyback, push-pull, ponte completa. Estes conversores são montados de tal forma a ser possível se medir as formas de onda e se verificar as suas formas de funcionamento.

Materiais de auxilio da aula de Eletrônica de Potência.

Materiais utilizados para aulas práticas

 

Estruturas utilizadas na disciplina de Eletrônica de Potência

 Estruturas utilizadas na disciplina de Eletrônica de Potência

© nPEE 2019 - Esta página é melhor visualizada na resolução de 1280 por 800 pixels.