Núcleo de Processamento de Energia Elétrica

Estrutura do núcleo

O nPEE (lê-se ene-pe-é) é a consolidação da parceria dos Laboratórios de Eletrônica de Potência (LEPO), Laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes (LAMOTRIZ), Laboratório de Eficiência Energética (LEE), Laboratório de Pesquisa em Eletrônica Industrial (LAPEI) e Célula de Pesquisa em Microrredes de Energias Alternativas e Renováveis (CMEAR) oficialmente existentes junto ao Departamento de Engenharia Elétrica da UDESC/Joinville. Esta parceria visa oficializar a parceria de infraestrutura laboratorial dos laboratórios supracitados.

O nome Núcleo de Processamento de Energia Elétrica foi escolhido por ser o que melhor representa a área de atuação de todos os laboratórios, que envolve eletrônica de potência, acionamento elétrico, eficiência energética e qualidade de energia elétrica. 

A estrutura do nPEE possui 3 laboratórios de ensino, um 1 laboratório de pesquisa e 3 salas de professores, num total de 280m2. O nPEE possui diversos equipamentos, além dos instalados nas bancadas didáticas (vide os links LEPO, LAMOTRIZ e LEE), tais como multímetros true-RMS, osciloscópios digitais, ponteiras de corrente, ponteiras de tensão isoladas, variadores de tensão CA, alicates de medida de corrente true-RMS, megôhmetro, ponte LCR, analisadores de qualidade de energia, termômetros, quadros de carga, entre outros. Além disso, possui um conjunto amplo de ferramentas que possibilitam a montagem de protótipos para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

© nPEE 2019 - Esta página é melhor visualizada na resolução de 1280 por 800 pixels.